Desde 2016, JHE Engenharia explora avanços do uso de BIM em gerenciamento de obras no setor de saneamento.
BIM, sigla para Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção, em português), é um processo avançado de modelagem digital que permite a criação de modelos 3D inteligentes para colaboração eficiente em projetos de construção. Essa abordagem centraliza todas as informações relevantes, como geometria, especificações, cronogramas, custos e análises avançadas de desempenho.
Vantagens e potencialidades do BIM na gestão de projetos
Uma das principais vantagens do BIM é a facilitação do acesso e compartilhamento dessas informações em tempo real, melhorando a comunicação entre os membros da equipe e reduzindo retrabalhos e conflitos de informação. Além disso, o BIM possibilita simulações e análises detalhadas antes mesmo do início da construção, identificando problemas potenciais e permitindo a tomada de ações corretivas antecipadas.
No campo do BIM, ocorrem constantes descobertas e avanços. Além da construção em 4D, que combina modelos 3D com o cronograma da obra, existem integrações com a Internet das Coisas (IoT) para coleta de dados em tempo real, o uso de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) para interação imersiva, a aplicação de Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (AM) para automatização de tarefas complexas, análise de dados e tomada de decisões, e até mesmo o metaverso para compartilhamento de informações e visualização imersiva.
Panorama da implementação no setor público
No Brasil, a implementação do BIM em projetos e obras do setor público ainda é lenta e tende a ocorrer de forma gradual, obedecendo algumas fases. O gerenciamento e a manutenção dos empreendimentos poderão ser realizados em projetos e obras que tenham sido desenvolvidos ou executados com a sua aplicação. Uma nova lei de licitações, que favorece projetos modulados em BIM, teve sua vigência prorrogada para 1/1/2024 e poderá ser a mola propulsora da implementação desta metodologia.
Experiências da JHE Engenharia em saneamento
Apesar da implementação gradual de BIM no setor público, desde 2016 a JHE Engenharia tem explorado suas vantagens, como é o caso do setor de saneamento, liderando um consórcio de gerenciamento e fiscalização de obras para a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), empresa estatal responsável pelo fornecimento de água e tratamento de esgoto no estado de São Paulo.
Ainda que até o momento poucos projetos da SABESP tenham sido originalmente modelados em BIM, uma equipe da JHE especializada em BIM realizou uma série de estudos em gerenciamento de obras que trouxeram benefícios evidentes. Os estudos para a SABESP exigiram uma subdivisão dos projetos em etapas para uma visão detalhada e precisa. No decorrer de uma série de contratos de obras na Região Metropolitana de São Paulo, como o da Adutora Gênesis, Reservatório Mirante, ETA Rio Grande e ERN Embu Mirim, testes de modelagem em 4D garantiram a percepção da agilidade e da precisão do BIM, além de trazerem subsídios para o desenvolvimento de um guia e da Biblioteca BIM da SABESP, contendo objetos padronizados para modelagem e simulação de sistemas de saneamento.
Mais tarde, a Biblioteca BIM da SABESP foi expandida com a contribuição de análises e investigações realizadas pelo consórcio em outras obras, como a realização de Modelagem Emergencial ITI 07 METRO SP, concluída em uma semana, em resposta a um acidente de vazamento.
Expertise para gestão e fiscalização eficientes com BIM
Ao longo dos últimos anos, estudos e testes como esses forneceram à JHE ferramentas e ampla expertise para o gerenciamento e a fiscalização eficientes de empreendimentos que adotem a metodologia BIM. Através de nossa plataforma de fiscalização, todos os interessados têm acesso online facilitado, e para os projetos em BIM, é possível fornecer semanalmente detalhes sobre o avanço físico e financeiro da obra, além de realizar análises e aprovações de “As Built” em BIM para garantir a gestão eficaz dos ativos durante toda a sua vida útil.